sábado, 16 de junho de 2012

Melancolia

"A autotortura na melancolia, sem dúvida agradável, significa, do mesmo modo que o fenômeno correspondente na neurose obsessiva, uma satisfação das tendências do sadismo e do ódio relacionadas a um objeto, que retornaram ao próprio eu do indivíduo nas formas que vimos examinando. Via de regra, em ambas as desordens, os pacientes ainda conseguem, pelo caminho indireto da autopunição, vingar-se do objeto original e torturar o ente amado através de sua doença, à qual recorrem a fim de evitar a necessidade de expressar abertamente sua hostilidade para com ele. Afinal de contas, a pessoa que ocasionou a desordem emocional do paciente, e na qual na doença se centraliza, em geral se encontra eu seu ambiente imediato". 
(Freud em 'Luto e Melancolia')



2 comentários:

  1. Não... num entendi nada... só se vc explicasse com suas palavras, simplificando e/ou exemplificando todo esse intrincado técnico de significâncias... é a mesma coisa que eu quisesse explicar o Ciclo de Krebs pra um leigo... é melhor dizer como é que as pessoas queimam calorias do que explicar o Ciclo de Krebs (que é a mesma coisa técnicamente falando).
    Sorry!!!

    Beijos
    Flavinha

    ResponderExcluir
  2. O conceito da Melancolia na Psicanálise está situando junto às Psicoses, diferenciando-se da depressão neurótica. A Melancolia situa-se no âmbito da não simbolização, é a perda da capacidade de amar, a inibição de toda atividade,total falta de sentimento de auto-estima que se manifesta em auto-acusação e auto-injúria.

    Melhorou? rsrsrs

    ResponderExcluir